26/06/2014

Produção webwriting - DRE Itaquera

Descaso ou desconhecimento sustentável?

Por Lucinda Silva Sebastião

A região da zona Leste atualmente vive um momento de valorização da região e com a Copa passou a ser a região mais comentada em mídia nos últimos dias, mais especificamente o bairro de Itaquera e o Estádio do Corinthians que no mês de junho serão os centros das atenções com a abertura da Copa do Mundo. O Brasil vive um momento de empolgação e preparação a todo vapor com o evento, mas a sociedade local aparentemente continua a margem do desenvolvimento social, econômico e sustentável, mesmo com os olhares do mundo voltados para a região.

Numa simples caminhada no entorno do Estádio observa-se com muita clareza o descaso da população local com o meio ambiente. A indicação na placa “Proibido Jogar Lixo” e uma caçamba ao lado demonstra a preocupação em preservar o espaço limpo, mas as pessoas preferem jogar seu lixo nas ruas e calçadas, mesmo com uma coleta de lixo pontual.

O discurso do mundo moderno é preservar o meio ambiente com uma consciência sustentável, mas na prática do dia-a-dia é muito claro que nas regiões periféricas do País isso não acontece, a falta de uma educação dirigida do Poder Público em parcerias com as Instituições não Governamentais e simpatizantes conscientes da importância do tema. Talvez a resolução desse problema seja encontrar em parcerias caminhos para despertar a consciência sustentável aliada a pratica diária da sociedade moderna.


Nenhum comentário: