26/06/2015

ESCOLAS MUNICIPAIS TÊM QUADRO DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Por Débora Trevizo e Janice Silva




Crianças obesas e subnutridas, consumo exagerado e desperdício de alimentos. Esses extremos marcam a atual situação da alimentação nas escolas municipais de São Paulo. É o que nossa reportagem ouviu de alunos e professores da Zona Sul da capital. 

Nas entrevistas, alguns estudantes disseram que comem todo o alimento disponível no prato e ainda repetem. Outros explicaram que as funcionárias colocam mais comida do que gostariam de comer. Houve ainda quem dissesse que quando a comida não está bem temperada, não come tudo e acaba jogando o que sobra no lixo. 

Todos os estudantes concordaram que gostariam que a escola adotasse o sistema “self-service”, para que eles optassem pela quantidade de comida desejada.

Já alguns professores explicaram que existe certo movimento sobre o consumo de comida consciente. Outros mencionaram que em suas unidades escolares pouco se fala sobre o assunto. Todos concordaram que existe grande desperdício. 

Como reverter?


Diante desta situação, uma possibilidade é a realização do curso “Nutrir nas Escolas – educação alimentar e nutricional e prática de atividade física”, sugestão da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvido em parceria com a Fundação Nestlé do Brasil. 

O curso busca esclarecer e orientar sobre a obesidade e subnutrição de crianças e adolescentes, desenvolvimento de boas práticas de atividade física e educação alimentar e nutricional nas escolas. Se quiser saber mais sobre a iniciativa, acesse aqui.

Um comentário:

Rosa Bartalini disse...

Ótima iniciativa da Prefeitura porque a Escola tem uma participação intensa na vida dos alunos e pode contribuir para a conscientização de uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida!